Home | Artistas | News | Serviços | Contato

MARINA PITT

Trabalhos | Filmes | Histórico

APRESENTAÇÃO

artista            

Marina Pitt nasceu na cidade de São Paulo em uma família de raízes mistas, neta de imigrantes italianos e espanhóis, que chegaram ao Brasil no início do século XX. O contato com diferentes práticas culturais ao longo de sua formação artística tornou-se uma influência definitiva em seu trabalho. O sofisticado estilo de composição de Pitt manifesta-se através da livre experimentação no uso de técnicas de figuração alternativas ou abstratas, uma característica normalmente associada à indivíduos com ampla visão do mundo.

Desde muito cedo Marina Pitt observa com atenção os ambientes naturais que a cercam, obtendo profunda compreensão das cores e formas características das paisagens que vivencia. Durante seus anos formativos, Pitt dedicou grande parte de seu tempo ao estudo do movimento dos Primitivos Holandeses, responsáveis em parte pelo Renascimento nos Países Baixos. O trabalho de artistas como Jan van Eyck, Pieter Bruegel the Elder e Hieronymus Bosch exerceu grande influência no estilo e técnica de Pitt.

Após se formar em Educação Artística, Pitt mudou-se da cidade para o campo, onde aperfeiçoou seu talento para representar a beleza subconsciente através de composições físicas. Ao retornar à sua nativa São Paulo, o estilo e técnica de pintura da artista haviam evoluído para um corpo de trabalho poético, exuberante e complexo, comprovando a paixão pelas suas origens socioculturais.

Utilizando-se de técnicas de óleo sobre tela, lápis de cor, folhas de ouro aplicadas e areia, o trabalho de Marina Pitt é um estudo da figura humana, da forma animal e da natureza em que habitamos, seja ela real ou imaginária, física ou abstrata. Em suas pinturas os elementos interagem entre si simultaneamente com o universo abstrato.

As variações de cor e as pinceladas de luz e sombra no plano de fundo de suas obras sugerem muitas vezes um ambiente indefinido. Na base de suas pinturas observamos camadas de cor sobrepostas, cuja presença é anunciada sutilmente, uma a uma, enquanto podemos enxergar através das cores a próxima camada que se aproxima. No primeiro plano as figuras de Pitt são representações familiares que ao mesmo tempo pertencem ao universo particular da artista. A harmonia entre o figurativo e o abstrato serve como testamento à infinita capacidade criativa da mente.

O poder transformador da natureza é o tema mais presente no trabalho de Pitt, e a artista dedica seu talento a representar este conceito em todo o seu esplendor metafísico. O uso de tons vibrantes e abrangentes nos transporta a cenas de intensa vivacidade, como se fosse possível capturar um momento em que a natureza forma novas combinações de cores.

O período atual do trabalho da artista é de maturidade e confiança, carregando as multifacetadas influências e paixões que dirigem a produção artística e visão criativa de Marina Pitt.

Suas obras podem ser encontradas em coleções particulares e são admiradas por amantes da arte no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Fernando Dias de Souza (Vogue.com’s Art Director - USA)

©2007-2017 Eduardo Esteves Arts Management  •  Todos os direitos reservados

 

eeam home